Coletivo Kurima

logo coletivo kurimaPor que Coletivo Kurima?

A palavra Kurima tem origem na língua kimbundu, da cultura Banto e significa: Trabalho, lavrar, cultivar. O sentido da palavra traduz a essência e a história do coletivo. O trabalho e o cultivo da fortaleza ancestral dão sentido na construção das ações do Coletivo Kurima.

 

Origem do Coletivo Kurima

O Coletivo Kurima foi criado por estudantes negros e negras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que sentiram a necessidade em comum de abordar temas que fizessem referência ao negro no Brasil, na África e na diáspora africana, na Universidade e em contextos que afetavam seu dia a dia. Nossa primeira reunião aconteceu em 13 de maio de 2011, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. “Conversando Sobre Psicologia e Relações Raciais” foi seu primeiro nome. Ao longo de três anos desde sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.

 

Quem Somos?

O Coletivo Kurima é formado por estudantes negros e negras de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, e conta também com a participação e contribuição de não negros, que compreendem as questões que envolvem raça/etnia, relações etnicorraciais e têm interesse em apoiálas.

 

Nossos Objetivos

Nossos objetivos principais são promover e incentivar ações que estimulem a igualdade racial no meio acadêmico, atuando nas comunidades universitária e do município por meio de projetos de extensão. O enfrentamento ao racismo e a todas formas de preconceito e discriminação são o foco principal de nossas ações.

 

Plano de Trabalho: Ciclo de Ações

O coletivo tem elaborado um plano de trabalho que é construído conjuntamente para realização de ações que valorizem, preservem e representem a cultura de povos e populações tradicionais de matriz africana.

 

Projeto Um Abraço Negro

Samba e tradicional feijoada afro-brasileira e vegetariana no RU, o projeto Um Abraço Negro é realizado para preservar as tradições e costumes da comunidade negra e promover sua integração com a comunidade universitária.

 

Café Ndimba

Inicialmente a convite da Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult), como um dos participantes do projeto Cafés Culturais, o Coletivo criou o Café Ndimba. Com o alteração do projeto para Ciclo de Palestras, nosso café segue como uma ação independente, com apoio da secretaria. Com a criação de um espaço de manifestação artístico-cultural de matriz africana, promovemos experimentações, exposições de produções acadêmicas e sociais que valorizem e deem visibilidade à arte e cultura negras, sob diferentes propostas.

 

Você sabe o que é Racismo?

Racismo é qualquer atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função da sua cor ou etnia. A atitude racista atribui qualidades aos indivíduos ou aos grupos conforme o seu suposto pertencimento biológico a um grupo étnico.

 

Lei 7.716 – Define os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor. De 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

 

Saiba mais: coletivokurima.wordpress.com

facebook.com/coletivo.kurima

Contato: coletivokurima@gmail.com