Questões Indígenas

Nos últimos anos tem crescido muito o número de estudantes indígenas na UFSC. Desde 2008, o Programa de Ações Afirmativas disponibilizou vagas suplementares nos vários cursos da UFSC para estudantes indígenas. Atualmente, há dezenove estudantes das etnias Xokleng, Kaingang, Wapixana, Ticuna, Terana e Atikum cursando Medicina, Direito, Agronomia, Sistemas de Informação e Engenharia Química, Cinema, Nutrição, entre outros.
Outros dois estudantes indígenas, que ingressaram nos cursos de Medicina e Engenharia Sanitária trancaram sua matrícula. Uma delas relatou que os veteranos a apelidaram de “Pocahontas” durante o trote e que não conseguiu se livrar do apelido ao longo do curso.
Em 2011, teve início o Curso de Licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica, voltado para a formação de professores indígenas para atuar nas escolas Guarani, Kaingang e Xokleng. O curso abriu 120 vagas, sendo 40 para cada etnia. Os candidatos puderam fazer um vestibular diferenciado, com questões nas suas línguas maternas. Ingressaram estudantes dessas etnias oriundos dos estados do RS, SC, PR, SP e ES. As aulas ocorrem em períodos concentrados na UFSC ou em locais próximos às aldeias.

A presença dos estudantes indígenas e de suas crianças no campus da UFSC em Florianópolis tem sido uma boa oportunidade para se conhecer melhor suas culturas e se desfazer de ideias estereotipadas ou preconceituosas sobre os povos indígenas.