Visibilidade Trans: TRANSitando em territórios… Conquistando Espaços!

28/01/2022 18:08

Clique para ampliar

Desde de 2004, o dia 29 de janeiro é marcado pela luta por visibilidade e respeito às identidades de gênero no Brasil. Na ocasião, os movimentos sociais de pessoas trans e travestis se manifestaram em Brasília em favor da campanha “Travesti e Respeito”, um ato político pelo reconhecimento das identidades de gênero e garantia de direitos.

Historicamente, a vida das pessoas trans é atravessada por uma série de estigmas, estereótipos, preconceitos e violências. Como resultado, a expectativa de vida desta população no Brasil é de apenas 35 anos de idade. Por este motivo, é muito importante que as políticas específicas sejam discutidas e construídas com a participação da comunidade trans.

No âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, a primeira conquista foi a institucionalização da garantia do uso do nome social por meio da Resolução Normativa 059/CUN/2015. A construção desta resolução contou com a participação de representantes de diversos setores da UFSC, especialmente, estudantes trans e travestis.

Atualmente, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) instituiu um Grupo de Trabalho para a construção de uma Política Trans para a universidade e conta com a participação de representantes do Núcleo N’aya: aquilombamento de intelectualidades afrotranscentradas, estudantes trans de graduação e pós-graduação,além de servidoras/es técnicos da instituição.

Como parte do trabalho do GT, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de conhecer a população trans da comunidade universitária. Saber quem são e onde estão é fundamental para a inclusão de travestis, transexuais, transgêneres e não-bináries. Entre as principais discussões do GT estão a construção de uma proposta para: reserva de vagas, permanência, saúde, segurança, acesso aos benefícios da assistência estudantil, formação e capacitação ao corpo técnico da universidade sobre a temática, entre outras.

Para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans 2022, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN), em parceria com a Agência de Comunicação da UFSC (AGECOM) e estudantes trans da UFSC, construíram a campanha: “TRANSitando em territórios…Conquistando Espaços!” enviando fotos para construção do mural temático.

REPRESENTATIVIDADE E ORGULHO!

Equipe CDGEN/SAAD

*Este texto contou com a colaboração da estudante trans do Serviço Social, Mariana Franco.

Tags: Visibilidade Trans